A importância de manter os dentes limpos – Odonto Oriente

Que é preciso manter a limpeza dental em dia praticamente todo mundo sabe. Não é de hoje que se sabe que ter hábitos como escovar sempre depois das refeições, usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia e evitar o consumo excessivo de doces é essencial para se conquistar uma boa saúde bucal e um visual agradável.

Mas o que poucas pessoas lembram é que a limpeza dos dentes feita no consultório do dentista de forma periódica também é preciso ser levada a sério para se conquistar um sorriso realmente saudável e bonito.

Afinal, somente um procedimento completo, utilizando as ferramentas e os produtos ideais é capaz de retirar toda a placa bacteriana e o tártaro que se deposita naturalmente. Além disso, a limpeza profissional odontológica ainda garantir a força dos dentes e uma proteção maior, através da aplicação do flúor feita na medida correta.

Os perigos de não fazer uma limpeza dental completa

A limpeza odontológica feita no consultório é a continuação do processo feito em casa, já que há alguns lugares escondidos em nossa boca que dificilmente conseguem ser alcançados pela escovação diária e pelo uso do fio dental.

Por isso, vão se acumulando bactérias e sujeiras quase imperceptíveis a olho nu, mas que por mais discretas que sejam, podem trazer uma infinidade de doenças bucais, como cáries, infecções, mal hálito e afins.

Os perigos de faltar as consultas para a limpeza odontológica podem ir além, já que algumas doenças originadas em nossa boca podem trazer graves problemas para a saúde total do corpo.

Pesquisas recentes indicam que a falta de limpeza nos dentes e o acúmulo descontrolado de tártaro e bactérias podem trazer malefícios para o coração e até para o fortalecimento dos ossos.

Ou seja, o ideal para se manter uma saúde completa é cuidar de todos os detalhes de nosso corpo, inclusive da limpeza dos dentes feita de forma profissional.

Como é feita a limpeza dos dentes no consultório do dentista?

O procedimento é realizado com por um profissional capacitado, capaz de encontrar todas as sujeirinhas escondidas e acumuladas com o passar dos meses. Podem ser aplicadas técnicas com ultrassom além de jatos de bicarbonato de sódio especial, na quantidade perfeita para retirar a placa sem agredir a dentina.

O profissional também aproveita para fazer a aplicação de flúor, sempre levando em consideração as características de cada paciente. Tudo para garantir que os dentes fiquem fortes e saudáveis e que os germes e bactérias causadores de doenças bucais fiquem longe por muito mais tempo.

A limpeza dos dentes feita no consultório do dentista é rápida e indicada para todos os pacientes, inclusive para aqueles que utilizam aparelhos ortodônticos ou sofrem com dentes sensíveis.

O processo é totalmente indolor e em casos nos quais o desconforto é muito grande, podem ser aplicados anestésicos leves. Os dentistas indicam que os pacientes façam limpezas profissionais nos dentes pelo menos a cada 6 meses.

Pacientes que sofrem mais com o acúmulo de tártaro podem procurar por limpezas ainda mais frequentes, sempre avaliadas por um profissional capacitado.