Bichectomia ou redução de bochecha: O Que É? Quem Pode Fazer? – Odonto Oriente

11-aProcedimento famoso nos EUA e que já caiu no gosto de muitas celebridades está conquistando as brasileiras.

Que atire a primeira pedra que nunca se sentiu incomodado por alguma característica do seu rosto ou corpo. Mas, há algumas pessoas, cujo incômodo atrapalha o lado social da vida. Essas pessoas, por causa de algo que não gostam passam a restringir suas saídas sociais e o resultado é que há um isolamento e consequente depressão. O melhor é que a medicina evoluiu muito e há várias intervenções que podem ser feitas atualmente. Já ouviu falar em bichectomia? Esse tipo de cirurgia é para retirar o excesso da chamada bola de bichat, estrutura gordurosa presente na face, principalmente na área das bochechas.

A bichectomia é uma cirurgia relativamente simples, que pode ser feita com anestesia local. Pode durar até 60 minutos. O maior efeito da bichectomia é tirar o efeito fofão e você ficar com uma estrutura do rosto muito parecida com a de Angelina Jolie, por exemplo. O rosto fica bem mais definido e as maçãs mais evidentes, fazendo com que a pessoa tenha um perfil fino e magro. Apesar de ser muito famosa nos Estados Unidos, com a procura principalmente das principais celebridades de Hollywood, o procedimento ainda está engatinhando no Brasil.

Se você se interessou pela bichectomia, saiba que é um procedimento muito simples. O corte não ultrapassa 1 cm e é feito na parte interna da boca. Os pontos dados no corte são absorvidos, o que minimiza qualquer tipo de cicatriz. O que ocorre durante a cirurgia é que a bola de gordura que dá o formato indesejado é retirado e o rosto fica mais afinado.

Para Quem É Indicada A Bichectomia?

Eis a questão. Se você se sente, incomodado com o formato do seu rosto, pode conversar com um dentista sobre a possibilidade de fazer a cirurgia. Através da bichectomia é possível afinar o rosto em até 70% de espessura. Isso significa uma mudança radical no formato e até mesmo na maneira como você se identifica. Então, não se faça de rogada. Faça perguntas, questione. Não saia do consultório sem estar completamente satisfeita com o retorno de suas principais dúvidas.

Como É A Preparação Para A Bichectomia?

Toda cirurgia exige uma série de exames para que você minimize quaisquer riscos. Com a bichectomia não é diferente. O ideal é que pelo menos um mês antes da cirurgia você pare de fumar, se tem esse hábito. Isso porque, ao fazer a bichectomia, o odontólogo(a) faz intervenções em uma das áreas mais delicadas do rosto. São vários nervos e canais salivares e qualquer acidente durante a cirurgia pode rendar até mesmo uma paralisação facial.

Riscos Da Bichectomia

Ao fazer qualquer tipo de cirurgia, sempre podemos incorrer em riscos. Há situações extremas como a citada acima, mas também outros riscos de lesões e até mesmo que a cirurgia não dê certo.  Por se tratar de um corte, há riscos de infecções.

Pós-Cirurgia: Como É?

É preciso estar ciente que a área onde é feita a bichectomia é sensível, e isso pode significar algumas dores, além de o local ficar inchado e um pouco roxo. De uma maneira geral, os dentistas recomendam realizar compressas algumas vezes por dia para a diminuição do inchaço. O corte também vai exigir uma alimentação mais pastosa por pelo menos 10 dias, então prepare-se para tomar sopas, sucos, vitaminas, iogurtes, chás, enfim, todos os alimentos que são deglutidos de maneira mais fácil.

Você também precisará ficar de molho do trabalho e das principais atividades sociais – escola, festas, eventos – por alguns dias. Há pessoas cuja recuperação e cicatrização são muito rápidas e em pouco tempo, no máximo cinco dias, a vida já está completamente normalizada nesses quesitos. Há outras que demoram mais e podem ter de suspender suas atividades por até sete dias.

Para quem ama academia, corridas e caminhadas, além de outros tipos de exercícios físicos, é bom saber que será preciso, também, dar um tempo nessa rotina. A recomendação médica é de pelo menos uma semana sem qualquer tipo de atividade física.